domingo, 22 de setembro de 2013

Introdução ao pensamento complexo é objeto de discussão

Na terça-feira, dia 17, o Gepac problematizou o texto "Introdução ao Pensamento Complexo", de Edgar Morin. A discussão foi coordenada pelo doutorando Ricardo Pátaro. Cada membro do Grupo deu sua contribuição acerca do assunto e conseguiu realizar associações com seus objetos e linhas de pesquisa. A discussão permeou temas como o "paradigma da simplicidade", "ordem" e "desordem", "autonomia", "sujeito" e as diferenças de "complexidade" e "completude".


-> As citações abaixo sugerem a grandiosidade do tema e as múltiplas possibilidades de uso como referencial teórico:

"A obsessão da simplicidade conduziu a aventura científica às descobertas impossíveis de conceber em termos de simplicidade" (1990, p. 87).

"Quantos de nós frenquentemente temos a impressão de ser livres, sem ser livres" (1990, p. 98).

"A razão corresponde a uma vontade de ter uma visão coerente dos fenômenos, das coisas e do universo" (1990, p. 101).

"O Universo é muito mais rico do que o podem conceber as estruturas do nosso cérebro, por muito desenvolvido que ele seja" (1990, p. 102).

"Cada momento do remoinho é simultaneamente produzido e produtor" (1990, p. 108).


 "Então pode enriquecer-se o conhecimento das partes pelo todo e do todo pelas partes, num mesmo movimento produtor de conhecimentos" (1990, p. 109)
"A sociedade é produzida pelas interacções entre indivíduos, mas a sociedade, uma vez produzida, retroage sobre os indivíduos e produ-los" (1990, p. 108)






Referência

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. ESF, Paris, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário